quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Teoria da Nuvem

Em algumas discussões (normalmente de bar), eu faço algumas previsões de futuro um pouco fortes. O problema é que cada dia que passa eu me convenço mais delas :-)

Depois de uma estruturação de pensamentos, eu vi que as minhas previsões deparavam com a "teoria da nuvem". Confesso que ela não parece ser tão inovadora, mas vou correr o risco de plagiar alguém colocando ela aqui como se fosse minha.

Teoria da Nuvem: dentro de aproximadamente 10 anos, todo mundo terá uma presença física na terra e outra na grande nuvem de dados (que por enquanto conhecemos como internet) que dominará completamente qualquer tipo de troca de informação entre as pessoas.

Consequências da teoria da nuvem:
  • Jornais, revistas e qualquer tipo de meio de comunicação que se propõe deixar o leitor atualizado das notícias será descontinuado. Blogs, micro-blogs, nano-blogs, sites de conteúdo, RSS etc dominarão esse campo. Os livros ainda continuarão a existir, por não serem de notícias e sim de conteúdo permanente. Estes devem desaparecer em aproximadamente 20 anos :-)
  • Telefones fixo e celular deixam de existir. Bom, telefone fixo chega ser profecia do óbvio. Mas telefone celular também, pelo menos da maneira que conhecemos hoje. Todos utilizarão pequenos computadores (que chamamos hoje de smartphones etc) que possuirão funcionalidades de voz sobre IP. Mas eles serão muito mais que aparelhos de telefone, pois terão browsers, leitores de feed, vídeos, vídeos-conferências, GPS, editores de texto... enfim, serão computadores completos. O iPhone é um bom modelo mental para imaginar esse aparelho.
  • Qualquer tipo de mídia ou storage portátil de dados deixa de existir. Não teremos mais CD, DVD ou mesmo BlueRay. Nem teremos pen-drives etc. Todos os aparelhos, incluindo os atuais "DVD Players", estarão conectados na nuvem. Simplesmente iremos baixar o vídeo que queremos ou mesmo abrir um stream direto de dados para ver o que desejarmos... em altíssima definição.
  • A televisão que conhecemos hoje deixará de existir. Bom, isso pode demorar um pouco mais, mas em algum momento da história isso vai acontecer. Ao invés de uma programação fixa, existirá um conjunto de conteúdos disponível para ser acessado quando o usuário quiser. Será uma programação sob demanda. Os programas ao vivo serão exibidos com stream direto de dados. Um grande problema disso vai ser o modelo comercial das grandes empresas de televisão, que vendem comerciais.
  • A publicidade televisiva e de mídia impressa que conhecemos hoje deixará de existir. Isso como consequência da não obrigatoriedade que os usuário terão de ficar vendo TV (que será sob demanda) e da inexistência (ou ineficácia) da mídia impressa.
  • Etc... No fundo, quem não estiver adequado à nuvem, estará descontinuado!
Assutador? Mas isso gera uma série de oportunidades também. No fundo, no fundo, a verdade é: quem estiver melhor posicionado dentro da nuvem, dará as cartas e ditará as regras quando a teoria da nuvem se concretizar. Be prepared!

Abraços!

Um comentário:

  1. Daniel, posso ser mais radical ainda?

    No primeiro chopp do bar eu falo pros meus amigos: Gadgets serão implantados em nossas roupas ou sob nossa pele. Vamos comer chips. Alguns terão até sabor de batata frita. Os hospitais saberão quando e onde um sujeito acabou de enfartar. A ajuda estará a caminho. Dispense o celular, o GPS do carro, etc pq seu médico já sabe onde te encontrar e que vc fez a dieta.

    Quarto chopp) A gente vai acessar a internet através do próprio corpo. Nós seremos um meio físico para armazenar e transmitir dados digitais. Seremos parte da nuvem. O AdSense vai aparecer no seu antebraço. Tudo vai ser feito para conduzir corrente elétrica: roupas, pisos, móveis, próteses, comida, unha, chopp...

    Décimo chopp) O AdSense vai aparecer projetado na retina do seu olho de acordo com o que vc está vendo porque qualquer(!) tipo de dado e de matéria terá tags, inclusive pessoas. A próxima empresa bilionária da internet vai ser um banco de dados de tags e user reviews sobre tudo: lanchonete, mercado imobiliário, escolas, ex-funcionários, etc.

    Décimo quinto chopp) Um dia as empresas de mídia serão tbm instituições de crédito para o varejo. O Google ou a MS precisam saber onde vc mora para serem mais bilionárias (ou tri?) do que já são. A Telefonica, a Tim, a TVA, etc, sabem seu endereço e mandam um boleto todo mês para sua casa. Imagine se o Google comprar um PayPal ou um AMEX por aí para poder mandar um boleto linkado com o AdSense do seu olho.

    ResponderExcluir