segunda-feira, 8 de junho de 2009

Iniciando...

“- Daniel, com o que você trabalha mesmo?
  - Sou arquiteto de software
  - Sério? E o que é isso? É o mesmo que ciência da computação?
  - Arquiteto de software é quem projeta os principais aspectos técnicos relevantes de um sistema computacional.
  - ????
  - Por exemplo: imagine um grande site de venda de produtos… como o Submarino.
  - Tá bom…
  - O site não é estático, é dinâmico. Tem que fazer pagamento junto a operadoras de cartão de crédito, tem que fazer controle de estoque…
  - Hummmm…
  - Provavelmente tem que gerar relatórios de produtos mais vendidos, cruzando com outras informações como localidade, período do ano…
  - Huuuummmmmmm…
  - Tem que fazer tudo isso
e ainda garantir um tempo de resposta adequado do ponto de vista do usuário, não pode cair em picos de utilização, como por exemplo no Natal, Dia das Mães…
  - Aahhhh…
  - Você não está entendendo nada, né?
  - Não. Só que você vai ficar rico e não vai esquecer de mim J
  - …………………… ok L


A personagem com quem eu estou conversando no diálogo acima não foi identificada mas poderia ser qualquer pessoa da minha família, ou amigos que não são da área técnica. Não consigo culpá-los por não entenderem muito bem minha profissão. Até pouco tempo atrás, ainda era muito comum divergências de interpretações a respeito de arquitetura de software. Será um evangelista de tecnologia? Será um super-implementador? Será um recurso de infra-estrutura? 

Bom, existem várias definições para um arquiteto de software. Eu sempre gosto de dizer que o arquiteto de software é: o responsável pelo sucesso ou fracasso do ponto de vista técnico de um projeto. Isso para mim é o objetivo, a finalidade. O restante é meio.

Não vou me alongar muito na conceituação. É bem provável que eu escreva posts específicos sobre os diversos conceitos. O que eu quero na verdade é iniciar o blog DuasCanecas, que tem como objetivo apresentar meu ponto de vista sobre “Arquitetura de Software na Prática”. Por que o “na prática”? Longe de mim criticar a visão acadêmica da computação (sou professor!), mas eu quero realmente expor minhas opiniões e discutir o tema sobre o ponto de vista prático, gerando valor na linha de frente da produção.

Percebo que não existe muito material a respeito de arquitetura de software, principalmente aqui no Brasil. Existem bons livros traduzidos que falam de pontos teóricos importantes, muitos relacionados a metodologias, mas nenhum deles consegue capturar a realidade do mercado nacional. Como a arquitetura de software está sendo praticada nas empresas? O que tem dado certo? E errado? Eu tenho as minhas percepções e gostaria de criar um espaço para compartilhar e trocar essas experiências com outros profissionais.

Sendo assim, estou inaugurando 3 espaços de discussão:

  • Blog DuasCanecas: onde colocarei artigos sobre o tema mostrando o meu ponto de vista.
  • Site (www.duascanecas.com.br ou www.danielviveiros.com.br): informação um pouco mais estruturada, onde também me apresento um pouco mais.
  • Fórum de Discussão (arqsw@googlegroups.com): tenho a ambição de conseguir reunir uma boa quantidade de arquitetos de software do Brasil nesse alias para conseguirmos discutir e trocar idéias. Por enquanto apenas eu estou lá, conto com a participação de todos J

É isso! Em breve postarei meu primeiro artigo!

Abraços,
Daniel V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário